Posts Populares

Posted by : Unknown terça-feira, 22 de abril de 2014

Primeiro de tudo parabéns ao deck sensação do dia um deck SHIELD pilotado por Rodrigo Siqueira que passou o carro em todo mundo e fez 4X0 no suíço. (Aguardamos seu report e decklist.)

Quero agradecer ao Daniel que nos presenteou com uma das melhores leituras de ambiente que eu já li e de brinde sua decklist. Com vcs sem mais delongas vamos ao Momento de Atenção e Leitura do Ambiente com decklist de brinde por Daniel Bastos. (Esperamos que aceite nosso convite para ser autor no blog.)

O lançamento de Poderes Ocultos mudou bastante o cenário competitivo de Battle Scenes. Ao contrário de Evolução Tática, que buscava dar suporte às cartas e estratégias vigentes na edição anterior, BSPO tem como foco introduzir novos aspectos de jogo que interagem de forma preventiva contra o que já foi criado e levar o jogo a outras direções.


Como exemplo, agora - mais do que nunca - a iniciativa de jogo é um ponto de extrema importância. O primeiro turno de jogo é uma guerra particular em si, podendo definir todo o curso de uma partida e, muitas vezes, a vitória. Considerando o fato de que torneios de Battle Scenes ainda são disputados em duelo único, existe aí uma preocupação muito grande nos jogadores atualmente.

Outro ponto de atenção é a explosão de novas opções de ataque na fase de Preparação (Ações Imprevistas). Jogadores mais experientes já adotaram o "relógio" como a medida para capitalizar a iniciativa. Uma gama de opções "no relógio" permite ao piloto não somente uma, mas agora DUAS fases de combate antes que o oponente possa fazer uso dos recursos colocados em mesa. Se o deck "The Wall" nada mais era do que um deck aggro (ofensivo) que explorava ao máximo a fase de Antecipação, aqui nós temos a sua evolução natural, com a diferença de que agora esse tipo de deck quer a iniciativa, ao invés de esperar recursos tombarem na mesa.

A terceira grande mudança é, talvez, a menos comentada na cena. Na minha opinião, no entanto, é a mais perigosa das três. Com o lançamento de algumas cartas, abre-se agora a possibilidade de uma mecânica de jogo que só os decks Energéticos, vulgo "Pikachu", podiam explorar: Ímpeto. Para os jogadores de BS que nunca jogaram outro tipo de TCG, Ímpeto é o nome dado convencionalmente à habilidade que possibilita a um personagem atacar no turno em que é colocado em cena.

Há de se notar que, além dos decks Energéticos (que já gozavam dessa estratégia em BSET), essa opção abriu-se exclusivamente para dois tipos de Poder: Agilidade e Vôo. "Ah, mas o oponente ainda tem o seu turno de Antecipação para prevenir esse tipo de jogada!", você deve estar pensando.

Coincidentemente, Agilidade foi o Poder que recebeu o maior número de "incentivos" de Ações Imprevistas, sejam de personagens ou habilidades. Também é uma enorme coincidência que boa parte dos personagens competitivos que possuem Agilidade também possuem o poder Ataque à Distância, facilitando a viabilidade da estratégia utilizada pelos "Pikachu" de combinar ataques maciços e o cenário Fogo Cruzado para proteção. Mas quando se combinam os aspectos de Ímpeto e a fase de Preparação, aí é que as coisas começam a ficar interessantes.

Toda essa síntese da edição BSPO juntamente à leitura do ambiente foram somente formas de contextualizar a concepção do deck em questão. O nome foi tirado de dois conceitos de decks que surgiram nas últimas semanas: Omega Deck (um core de Regeneração, Agilidade e Elasticidade com o personagem Ômega Vermelho como ponto focal); e Rolex (baseado em Ações Imprevistas).

Quando posto à prova, o deck mostrou seu valor vencendo quase todos os decks considerados competitivos, incluindo Magia e Pikachu, operando com consistência ímpar até nas situações mais desesperadoras. Ainda assim, ele deve ser considerado incompleto, já que o mesmo foi pilotado em somente um campeonato até a data presente. É, então, um esqueleto no qual decks com a mesma proposta podem se basear para desenvolver versões mais eficazes, com a garantia de que a idéia central tem grande potencial.
Mate-o de uma vez ou morra tentando

Sem mais delongas, vamos ao deck:

PERSONAGENS: 18

3x Ômega Vermelho 
3x Carnificina
3x Lagarto
3x Treinador
3x Mystério
3x Constritor

HABILIDADES: 24

3x Reestruturação Muscular
3x Roubo de Idéias
2x Pensar Rápido
3x Saltitar (PO)
3x Treinamento Intenso
3x Golpe Treinado
3x Atrasar
Dá um verdadeiro nó tático nos oponentes !
3x Amarrar
1x Simbionte - Venom

SUPORTES: 5

3x Toupeira Mecânica
2x Esconderijo Secreto

CENÁRIOS: 13

3x À Espreita
3x Movimento Imprevisível
2x Super Plano de Dominação 
2x Convocar Reforços
2x Expandir Infinito
1x Invasão Secreta


Plano de jogo 1: Exclamação de Athena

Não sobra nada !
Nome carinhoso que eu dou à abertura Mystério/Convocar Reforços (e Invasão Secreta, caso você tenha perdido a iniciativa e o seu oponente abriu com a Exclamação dele). Seus outros "Cavaleiros Renegados" (hue) vão depender dos recursos que estão sobrando na mão de abertura. O ideal é que você tenha ao menos um Saltitar pronto para uso, o que nos leva à Exclamação primária: Constritor e Treinador. Em 90% dos casos, Mystério e Constritor vão compor 2/3 da formação. Nos outros 10%, a escolha será Treinador e Ômega Vermelho, que é uma formação mais agressiva, para quando o oponente abriu a mesa primeiro. 
No segundo turno, se o oponente baixou personagens, vá à guerra. Se não, entra o elemento surpresa do deck: Super Plano de Dominação. Vá à forra com os recursos de Genialidade disponíveis, aproveite o +1 Escudo e faça o oponente vir até você. Se a sua mesa estiver numerosa e capacitada, um oponente sem personagens em cena e sem cartas na mão é um oponente derrotado.

Plano de jogo 2: Surprise, Motherfucker!

Se a Exclamação não for uma opção, trabalhe em cima do Ímpeto. Enquanto seus personagens estiverem na sua mão, eles estão livres de combos como Portal/Garras. Use o fator supresa! Enquanto Reestruturação Muscular estiver em seus recursos, considere Ômega Vermelho como um personagem com Ímpeto. Saltitar e Treinador serão suas outras armas. À Espreita garante um dano alto, limpando Antecipações adversárias. Movimento Imprevisto e Expandir Infinito eliminam o turno de Antecipação de um oponente, podendo ser utilizadas em conjunto com Ações Imprevistas (ex: Constritor ataca/Expandir Infinito). A partir daí, não se exauste nas antecipações. Suas fases de Preparação são mais importantes, capitalize-as.

Plano de jogo 3: Toupeira Mecânica

Essa carta é tão ridícula que, sozinha, é um plano de jogo. Caso PJ1 e PJ2 não estejam à disposição, tenha calma, mantenha o máximo de personagens na mão possíveis e jogue Toupeira Mecânica. Os recursos virão, o oponente terá com o que se ocupar inicialmente e você pode trabalhar um retorno à mesa. Em alguns casos, você pode precisar jogar um "boi de piranha" para o oponente bater e cansar os personagens. Nesse caso, prepare o PJ2 para surpreendê-lo.


Pontos Fortes:

+ Dano alto na fase de Preparação
+ Alta capacidade de ações ofensivas com personagens no turno em que entram em cena
+ Sofre menos de Mystério-dependência do que outros decks competitivos
+ Controle de jogo com ou sem personagens do oponente em cena

Pontos Fracos:

+ Altamente suscetível a suportes de controle
+ Baixa variedade de personagens
+ Descuido do piloto leva rapidamente os personagens à exaustão


Destaques:

Ômega Vermelho - O Patrão. O ponto central do deck. Graças ao seu texto permanente, é possível gerar pseudo-Ímpeto, recuperar cartas perdidas, regenerar personagens, permutar habilidades-chave e causar dano penetrante ao adversário como bônus. É o motor que faz o deck funcionar, mas o piloto não pode nem deve se apoiar a ele ou jogar de maneira irresponsável com ele. Aprenda o seu timing de entrada, acostume-se a pensar em "n" possibilidades de permutação e, aí sim, o Patrão vai te recompensar.

Mystério - Nada novo a acrescentar que nenhum jogador mais experiente já não saiba. Essa carta sozinha mudou todo o panorama do jogo e aqui ele é explorado em toda a sua glória. Desça-o antes de seu oponente e monte a mesa ao seu sabor.

Constritor - O personagem menos badalado do deck é também o mais eficiente no que se propõe a fazer. Tendo unicamente Elasticidade ao seu dispor, ele se torna um pouco mais limitado que seus companheiros, mas também mais direto em cena. Leve e potente, ele é geralmente a primeira linha de ataque e defesa do deck. Excelente matador de 4/1, utilize-o para se livrar desses personagens mais pesados com mais eficácia.

Treinador - Sensacional como quebra-defesas, mas dependente dos companheiros em cena. Cansa-se rápido, já que entra na ofensiva. Tem o elemento surpresa a seu favor, aprenda a usá-lo em seu potencial máximo e ele ganhará partidas para você.

Saltitar - A habilidade que torna o deck possível. Melhor amiga do Treinador. Abuse do relógio, mas mantenha sempre em mente as (in)capacitações. 

À Espreita - Mais dano. Para o deck inteiro. Com ações imprevistas. Nada que o oponente possa fazer a respeito. Sem mais.

Super Plano de Dominação - Exemplo claro de "carta ruim que nunca vai ver jogo" que te carrega no colo e te faz feliz. Se À Espreita é o alicerce ofensivo deck, SPdD é a muralha que chama o oponente para o jogo na marra. Abra o jogo e carregue Roubo de Idéias em qualquer personagem, sem pretensão nenhuma. Caso o oponente resolva esperar para abrir, mostre a ele o erro que ele cometeu e deixe-o decidir se ele arrisca vir para o jogo (muitas vezes sem preparo) ou perde o controle da mesa e de sua mão.

Com isso, eu encerro a demonstração encorajando pilotos a tentar a sorte ou oferecer idéias para melhorar o que já foi feito. Até a próxima!

ASS: Daniel Bastos Campeão do dia 19/04/2014 e dono do penúltimo Playmat de SP





{ 6 comentários ... read them below or Comment }

  1. Isso ae, "penúltimo" pois ainda tem 1 na hot ja que todas as lojas receberam 2 (Y)

    ResponderExcluir
  2. Excelente Post, grande deck!!! Parabéns Daniel Bastos.

    Airon Toledo

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do post ehim, continuem assim.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post e o deck, sim, está magnífico!

    ResponderExcluir
  5. 1º Mandamento do Battle Scenes: 3 Mystério e 2 Convocar Reforços.
    Muito bom o post, assim como o deck e a análise.

    ResponderExcluir

- Copyright © Torneios de Battle Scenes - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -